FONE: 61 3012-7500

Rua B, Qd. 06 - Lt. 01 e 02 s/nº Parque Rio Branco
72.870-007, Valparaíso de Goiás, Go Funcionamento: 08:00 às 18:00

CURIOSIDADES: CRÔNICA DE VALPARAÍSO

17/05/2019 às 17:31
CLIQUE PARA AMPLIAR

Distrito ou bairro? Valparaíso escreve-se com S ou com Z?  Diariamente, entre uma conversa e outra nos corredores da Câmara, os servidores não só se comunicam, mas transmitem informações. Da dúvida vem algo que a maioria da população e, às vezes, até os sistemas de buscas digitais não têm o conhecimento.

 

Na tarde de terça-feira (14/05), durante o período protocolar de documentos legislativos, surgiu o questionamento: “é Bairro Jardim Céu Azul?”, disse a servidora. Então o colega respondeu: “É Distrito!”. Ora, Distrito? 

 

Sim! As Leis Complementares 021, de julho de 2003 e 022 de setembro do mesmo ano, de autoria do Poder Executivo da época, instituíram o Distrito Jardim Céu Azul e Distrito Santa Rita de Cássia. Ambas ainda em vigor.

 

O Distrito Jardim Céu Azul abrange as Etapas 1, 2 e 3, Vila Guaíra, Cruzeiro do Sul, Parque São Bernardo e a Gleba C do Setor de Chácaras Anhanguera.  Já o Distrito Santa Rita de Cássia abrange as Chácaras Benvinda, Brasil A,  Brasil B, Ipanema, Chácaras Marambaia, Pirangy,  Saia Velha, Santa Maria, Jardim dos Ipês, Jardim Jockey Club, Mansões Ouro Preto, Mansões Santa Marina, Parque do Ipê, Parque Esplanada V, Vila Isabel, Parque Marajó, Vila Saionará, Bairro Ipanema, Bairro Araruama, Chácaras e Mansões Santa Maria e Mansões Paraíso Perdido.

 

Distrito x Bairro

A diferença vai além da pronúncia. Um distrito, por exemplo, mesmo subordinado ao município, possui uma autoridade administrativa (pode ter um administrador), além de judicial, fiscal e entre outras, em sua área urbana. Ele ainda pode se subdividir em bairros e em área rural.

 

O bairro, por sua vez, é a divisão de uma área dentro do município assim como o distrito, porém sem tanta autonomia (não pode ter um administrador, por exemplo). Hoje, Valparaíso conta com 47 bairros e dois distritos.

  

Valparaíso ou Valparaizo?

Outra curiosidade, e que causa discussões acaloradas, é se o nome Valparaíso é escrito com a letra S ou com a letra Z. Pois bem, acabemos com ela. Caso ele se refira ao Município, o nome “Valparaíso” deverá ser escrito com  a letra “S” e acento agudo na letra Í. Caso seja o nome do bairro, como Valparaizo I ou Valparaizo II, devem ser escritos com a letra Z e sem o acento na letra i.

 

Por quê?

Lei nº 12.667, de 18 de julho de 1995, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que emancipou Valparaizo (Município de Luziânia-GO), o deminimou  Valparaíso de Goiás e adotou a letra  e o acento no í em sua escrita. Porém, mesmo após a mudança, os bairros continuaram utilizando a letra Z.

 

Você pode acessar a aba "Acesso à Informação" e "Leis" e ficar por dentro das curiosidades e conhecer mais o nosso Município. Valparaíso, sem o Z. A Ordem do Dia, que fica disponível na página inicial do site da Câmara, também pode ser acessada um dia antes das Sessões, que acontecem todas as quartas e sextas, às 9h30min. 

 

 

Imprensa da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

 

MAIS NOTÍCIAS
Nucleo Desenvolvimento