FONE: 61 3012-7500

Rua B, Qd. 06 - Lt. 01 e 02 s/nº Parque Rio Branco
72.870-007, Valparaíso de Goiás, Go Funcionamento: 08:00 às 18:00

EDUCADORES E ALUNOS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

10/05/2019 às 20:09
CLIQUE PARA AMPLIAR

Diretores, coordenadores, professores e alunos de Valparaíso e de outros cinco municípios do Entorno Sul, participaram na noite da última quarta-feira (08/05), da audiência pública, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. 

 

A audiência foi proposta pela Deputada Estadual Lêda Borges para debater o tema segurança nas escolas do Entorno do Distrito Federa (DF), após o assassinato do professor e coordenador pedagógico Júlio César Barroso de Sousa, em abril, no Colégio Estadual Céu Azul (CECA).

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte, da Assembleia Legislativa de Goiás, colheu sugestões dos profissionais de ensino, vigilantes, futuros educadores e alunos que vivenciam diariamente a realidade das escolas, para que essas contribuam em futuros Projetos de Lei e medidas de segurança.

 

Durante a solenidade, o Presidente Vereador Zé Antônio, em nome da Câmara, que recebeu a audiência, lamentou a morte do professor e coordenador pedagógico Júlio César. O Presidente lembrou que é preciso criar medidas para prevenir e reforçar a segurança nas áreas escolares. A Deputada Estadual Lêda Borges, em sua fala, também frisou a importância da audiência para buscar alternativas que gerem melhorias na segurança pública no Entorno e em Goiás.

 

Ainda na audiência, o coronel Avelar Viveiros, subsecretário de Educação, representante da Secretária de Estado da Educação de Goiás, anunciou o protocolo de segurança para o ambiente escolar. Segundo o subsecretário, o protocolo visa integrar educadores, órgãos de segurança pública e da área da saúde para traçar estratégias que antecipem e previnam ações violentas nas instituições de ensino estadual. 

 

As motivações, como o bullying e a vulnerabilidade social, que levam os alunos a cometerem violência contra os educadores, colegas e contra eles mesmos (automutilação), também foram abordadas pelas autoridades. A falta de opção para manter os jovens em ações produtivas, como a prática de esportes e cursos no turno contrário à aula, também foram destacadas pelos parlamentares.  

 

Além do Vice-Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, Deputado Estadual Coronel Adailton, que presidiu a audiência, compareceram os deputados estaduais Wilde Cambão e Jeferson Rodrigues; Os Prefeitos Pábio Mossoró (Valparaíso), Fábio Correa (Cidade Ocidental), a Vice-Prefeita de Valparaíso Dra. Zeli Fritsche e secretários do Município.

 

Os vereadores de Valparaíso Flávio Lopes, Maria do Monte, Professor Silvano, Professora Elenir, Brandão, Maria Neide e Alceu também participaram da audiência. O debate ainda contou com a presença do Comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar de Valparaíso, delegado Rafael Abrão, representante da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil; e major Juliano Borges, representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Bia Lima, presidente do Sintego e de outras autoridades.

 

Imprensa da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

MAIS FOTOS
MAIS NOTÍCIAS
Nucleo Desenvolvimento