FONE: 61 3012-7500

Rua B, Qd. 06 - Lt. 01 e 02 s/nº Parque Rio Branco
72.870-007, Valparaíso de Goiás, Go Funcionamento: 08:00 às 18:00

Parque Ecológico

29/11/2018 às 11:04
CLIQUE PARA AMPLIAR

PRIMEIRO PARQUE ECOLÓGICO DE VALPARAÍSO É INAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA

O território de preservação ambiental fica localizado na Etapa D (Valparaízo I)

O Governo Municipal inaugurou nesta sexta-feira, 23 de novembro, o primeiro Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás, denominado Reserva Paraíso, escolha feita via voto popular. 

O local garante mais qualidade de vida à população, com área de camping, brinquedos, pista de cooper e academia a céu aberto. 

O território de preservação ambiental fica localizado na Etapa D (Valparaízo I) e contou com a parceria da empresa G10 e do Ministério Público da comarca de Valparaíso. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, o novo espaço terá funções ecológicas, estéticas e sociais para os valparaisenses. “Estamos realizando um sonho e valorizando o meio ambiente. Essa é uma iniciativa cheia de funcionalidades e benefícios para os cidadãos. Este é o primeiro de mais quatro unidades de conservação que nós vamos implantar no município, nos remanescentes florestais”, destacou. 

O prefeito Pábio Mossoró destacou a alegria de entregar mais um equipamento público, sonho que nasceu há muitos anos, com a lei sancionada pela ex-prefeita Lêda Borges. “Hoje nós colhemos um fruto de parceria da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás com os empreendedores e também com o Ministério Público. Este momento é muito gratificante para todos nós. Nossa cidade precisa de um olhar diferenciado e nós não medimos esforços para fazer com que nossa cidade seja melhor, para isso, a sociedade tem uma participação fundamental, tem que zelar e cuidar”, pontuou.

“Nós começamos a tratar deste empreendimento em 2010 ou 2011. Na época esta área era a última fazenda deste município e Deus me deu a graça de poder criar este Parque Ecológico por Lei, preservando a área sob pena de crime ambiental”, completou a deputada estadual Lêda Borges. 

Márcia de Castro é moradora de Valparaíso (Etapa B) há 40 anos, pratica caminhada na região e destacou a importância do local para a comunidade. “Moro aqui há muitos anos e nunca aconteceu isso. Ainda é pequeno, mas a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”. 

O objetivo da administração municipal é estabelecer um lugar agradável, com paisagens verdes, fauna e flora, propício para desenvolver atividades que trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. 

De acordo com Viana, o Parque Ecológico também contribuirá para a educação ambiental municipal e poderá ser utilizado como uma ferramenta importante para a aproximação das pessoas com a natureza. “Essa é uma área urbana de preservação, de promoção da sustentabilidade e que melhorará a vida de quem ama Valparaíso”, finalizou. 

Participaram da solenidade de inauguração, a deputada estadual Lêda Borges, o deputado federal Célio Silveira, a Dra. Oriane Graciani – promotora de justiça, José Marcos Pimentel - Diretor da G10, a vice-prefeita Dra. Zeli Fritsche, o presidente da Câmara Alceu Gomes, o secretário de Infraestrutura Urbana e Habitação Antônio Reis, padre Reinaldo, Pastor Lairton e Dalila de Légua, secretários municipais, vereadores, empresários, comunidade, imprensa, os alunos do Projeto Revitalizando, as Escolas Municipais Valparaíso I-D e IE, Araruama, Equipe Eco Cerrado com o Museu do Cerrado, Grupo escoteiro, além de atividades físicas com apoio da Secretaria de Cultura, exposição de pintura, adoção de cachorros com a equipe da Zoonoses, massagens e pequenos procedimentos estéticos com a equipe da Clinica de Estética e Massoterapia Senna.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

MAIS FOTOS
MAIS NOTÍCIAS
Nucleo Desenvolvimento