FONE: 61 3012-7500

Rua B, Qd. 06 - Lt. 01 e 02 s/nº Parque Rio Branco
72.870-007, Valparaíso de Goiás, Go Funcionamento: 08:00 às 18:00

ZICA E CHIKUNGUNYA

20/11/2018 às 11:39
CLIQUE PARA AMPLIAR

SECRETARIA DE SAÚDE RECEBE KITS DE DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS PARA DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA

O novo kit denominado ‘KitNat 3 em 1’ foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. Ele é utilizado durante coleta de sangue e depois de cerca de três horas já se tem o resultado do exame para saber se o paciente está com alguma das três doenças

 

Na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu kits com testes rápidos capazes de diagnosticar a dengue, a chikungunya e o zika vírus. 

O novo kit denominado ‘KitNat 3 em 1’ foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz. Ele é utilizado durante coleta de sangue e depois de cerca de três horas já se tem o resultado do exame para saber se o paciente está com alguma das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Ao todo, o município de Valparaíso recebeu hoje 7 mil kits, totalizando 155 mil testes. Segundo a SMS, são 3.000 kits de dengue/contendo 60.000 testes; 3.000 kits de chikungunya/contendo 60.000 testes; 1.000 kits de zika vírus/contendo 25.000 testes.  A iniciativa partiu do Ministério da Saúde e Regional do Entorno Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso. 

Ainda de acordo com a pasta, a entrega dos kits foi viabilizada por Marilia Cunha do CGLAB - Coordenadora da Coordenação Geral de Laboratórios, do Ministério da Saúde (MS). O Secretário de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto também participou das reuniões. 

Ao comentar a entrega dos kits, o secretário de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, agradeceu o MS por ter contemplado as cidades do Entorno Sul com a entrega dos kits e lembrou da importância do material para a saúde pública da região. “Esse kit chegou em boa hora. Estamos aqui há dois anos realizando um trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti. E, neste ano de 2018 apresentamos um resultado divulgado pela TV Anhanguera que aponta a redução de cerca de 80% dos casos de dengue, isso em relação ao ano passado. Para mim foi extremamente significante pois foi mensurado os municípios vizinhos de Valparaíso, dentre eles Novo Gama que obteve a redução de notificações de quase 90%”, ressaltou. 

Também participaram da entrega dos kits, Placido Cunha, Secretário Municipal de Governo; Divino Valadares, Coordenador Nacional e representante do Ministério da Saúde; Marília Cunha, Coordenadora Geral do CGLAB - Coordenadora da Coordenação Geral de Laboratórios, do Ministério da Saúde (MS); dentre outras autoridades da cidade e região. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás 

MAIS FOTOS
MAIS NOTÍCIAS
Nucleo Desenvolvimento